Manifesto Neurocom

  • A mente está  dentro do cérebro? Os neurônios excitam os outros?

  •  Palavras e frases têm o significado dentro delas? 

  • Os números falam por si mesmos? Os gráficos mostram a realidade? 

  • Os artefatos que inventamos pensam o que atribuímos a eles? Por exemplo, uma máquina complexa pensa o que faz?  Máquinas têm inteligência artificial? Tal inteligência está dentro dela? 

 

      Sem definir a representação mental como operador do pensamento, teremos dificuldade para examinar a realidade objetiva, subjetiva e a relação entre às duas. E mais ainda para diferenciar realidades vivas e inertes, humanas e não humanas.
Nosso trabalho é ajudar as pessoas a examinar esses imaginários para discerni-los e lidar com eles da melhor forma em direção a uma vida melhor. 

   

É assustador, perceber o quanto falta gente habilitada a pensar o que faz, seja lá em que área for.

    Em um mundo fragmentado de ideias e crenças, confuso em relação a metas e objetivos a serem alcançados, a missão do Instituto Neurocom é a de promover o diálogo usando os mais importantes princípios, metodologias e técnicas  de comunicação humana para as pessoas alcançarem uma visão expandida da realidade e um pensar qualificado em formas de representar mentalmente o que de fato interessa e o que não, implementado mudanças e desenvolvimento inteligente nas suas vidas. 

    Usamos novas metodologias para examinar mentalmente uma situação problema e gerar cenários de solução antes de testá-los na realidade fatual, como atualmente fazemos com simuladores de treinamento de pilotos de carros, aviões e outros equipamentos. Só depois de bem percebidos mentalmente o aluno vai praticar em situação de risco, diminuindo drasticamente a chance de sofrer e aumentando extraordinariamente  a chance de dar certo e de aprender comum possível erro de menos risco. Isso gera muito mais confiança nos resultados, efeitos. bem como expande a capacidade de lidar com obstáculos e redefinir o caminho da melhor forma. 

 

    Ao aprendermos a examinar uma situação mesma mentalmente desde diferentes pontos de vista, de dentro, de fora, desde diferentes pessoas e tempos da relação em questão, teremos acesso à pensar  de uma forma muito mais  alavancada, em direção ao que realmente interessa e como lidar com os problemas que nos afetam. 

    Através do exame do modo de pensar, é possível perceber o sentido de narrativas, conversas  ou de discussões, percebendo o sentido das expressões corporais, posturas, atitudes, gestos, expressões faciais, modos de ver e olhar em jogo. Com isso nossos alunos irão se tornar muito mais competentes para lidar com o que eles pensam , o que os outros pensam , com as interações entre si e os outros, com o propósito de descobrir e utilizar novos modos de pensar e agir em direção a excelência.

    Cada Comunidade de Gente Pensantes  (CGP) gerada pelo ensino do Instituto Neurocom poderá se integrar uma rede de comunidades de Gente Pensante, pessoas altamente capacitadas para levar adiante projetos de alta qualidade por gente altamente capacitada em saber pensar e facilitar o pensar de outras pessoas , grupos e equipes, constituindo uma rede de comunidades de pessoas e equipes de alta competência em examinar e orientar outras pessoas, grupos e equipes em usar a inteligente na prática relacional.