A Comunicação Humana só é realmente efetiva quando ela é composta dentro e fora de você.

O Pensar Composto é um conceito desenvolvido pelo Dr. Sérgio Spritzer ao longo de algumas décadas, tendo em vista um modelo prático capaz de lidar com os desafios presentes nas interações entre a pessoa com ela mesma, com as outras, compondo relações pessoais, sociais e de trabalho, sistemicamente.

Pressupostos:

1. A vida humana pode ser representada como uma composição da realidades pessoais, interpessoais e de grupos.

2. A sua realidade é constituída de modos de ver, ouvir e sentir mentalmente, em forma de espaço/tempos.

3. Cada um de nós precisa saber qual o seu lugar e o lugar dos outros, juntos.

4. A composição de sentidos entre a minha realidade, a sua  e a de outros, resulta  na nossa realidade.

5. Somos capazes de "viajar" no espaço/tempo aprendendo a compor nossas próprias realidades, de si com a dos outros constituindo uma realidade maior e mais inclusiva.  

6. As práticas de comunicação efetiva baseadas no Pensamento Composto© oferecem ao nosso cliente mudanças muito mais integradas e rápidas.

A explicação que segue refere-se a figura abaixo:

Dimensões do Espaço: No espaço você pode perceber a si mesmo e ao outro de forma associada a si (1) e associada ao outro (2). Em terceira posição percebe a si e ao outro (3). Em quarta posição percebe a relação entre vocês no espaço-tempo (4).

Dimensões do Tempo: Você pode perceber a si mesmo e aos outros desde o passado, presente e futuro, através do tempo desde fora dele em diferentes posições como mostra figura acima. Perceba como as posições 4 do passado, presente e futuro reproduzem a 1, 2 e 3 de cada espaço.

Realidades compostas no Espaço-Tempo

inte.gif