top of page

A mente é real?

Atualizado: 30 de out. de 2023

Dr. Sérgio Spritzer

Uma brincadeira que faço com meus alunos é desafiá-los a deslocar um objeto próximo com o “poder da mente”. Eles riem e me desafiam a demonstrar. Eu simplesmente pego o objeto e coloco em outro lugar. Eles contestam: assim é fácil; eu quero ver só com a mente. Aí eu é que contesto: o poder da mente é orientar o corpo para agir. E deu certo. Agora eu provoquei: vou levantar esse armário com a força da mente! É muito pesado, professor, não vai conseguir! Pedi a quatro pessoas para me ajudar e empurraram o armário de um lugar até outro. Eu só observando. Os alunos reclamaram: “Você só ficou olhando, não fez nada com a força da sua mente” e riram.

Eu argumentei: Vocês não notaram?

O que?

Eu solicitei a quatro pessoas aqui para moverem o armário de lugar.... eles concordaram. A minha mente que fez isso, com a colaboração da mente deles e da linguagem que oferece a possibilidade das nossas mentes se comunicarem. 

Os alunos param para pensar, afinal o que é a “força da mente”. A pergunta seguinte é onde fica a mente. Eles pensam, pensam e pensam sem conseguir uma resposta final. Não parece fácil de se localizar onde fica a mente como se ela fosse um objeto físico. 

__________________________________________________ Quer ter acesso a este texto completo e muitos outros conteúdos em vídeos e textos? Conheça nosso área do assinante: clique aqui para saber como.

Comments


Fale conosco através do Whatsapp
bottom of page