top of page

A Psiconeurologia das Relações de Antagonismo

© Sérgio Spritzer, novembro de 2023


Como a mente produz antagonismos. E como pode sair deles.


O nosso sistema nervoso tem diferentes dimensões anátomo funcionais: diferentes camadas de tecido indicando diferentes tendências funcionais.


A medula é tipicamente organizada como uma estrutura reflexa. Como lembramos das aulas de biologia, não é necessário que a rã esteja viva para despertar por eletrochoques os movimentos das patinhas.


Quando nascemos respondemos ao mundo usando nossos reflexos e isso mais tarde parece ser inibido funcionalmente por outras formas de organização mais e mais complexas, implicando sistemas reguladores das emoções e às formas de representação mental das experiências de mundo que são muito vagas no início e só mais tarde adquirem mais condições de serem diversificadas, analisadas e combinadas.


Em uma fase do nosso desenvolvimento que Jean Piaget chamou de pré-operatório, a representação mental de uma experiência parece se antagonizar a de outra experiência e não conseguem ser compostas em um todo coerente. Isso só aconteceria mais tarde quando amadurecemos.


O amadurecimento mental, da inteligência é acompanhado do amadurecimento social, das relações humanas, oferecendo a possibilidade de as pessoas aceitarem diferentes pontos de vista e comporem formas de pensar que todos respeitem.


Tal Amadurecimento "emocional" é, de fato, associado não tanto às estruturas de regulação das emoções em si mesmas, mas sim à... _____________________________________________________


Quer ter acesso a este texto completo e muitos outros conteúdos em vídeos e textos? Temos uma biblioteca de Psiconeurologia à sua disposição e sempre alguém para conversar como ajudar a você, como pessoa, casal ou equipe a obter uma vida mais inteligente.


Commentaires


Fale conosco através do Whatsapp
bottom of page