Afinal de contas, o que é Fake News?

Atualizado: 29 de Out de 2019


Em certa ocasião, um sujeito apressado pensou que na porta do seu carro havia um furo e pensou que isso fosse causado por alguém maldoso que pegou um prego ou a ponta de uma faca e torceu vigorosamente.  


No dia seguinte, levou o carro para lavagem. Ao receber de volta o carro lavado, não havia furo nenhum. Era apenas cocô de pombo.


1. Uma percepção é nova em relação a outra que é antiga. Se não tiver uma antiga, não perceberá nada novo.  

2. A mente humana é criativa por natureza: inventa aquilo que percebe e atribui sentido de acordo com a expectativa de alguém, pessoa ou grupo.


3. A vida em grupo, em sociedade, necessita que a gente crie realidades juntos para podermos conviver em espaços e tempos compartilhados. Essas realidades são construídas e não dadas pela “mãe natureza”. Entretanto depois de construídas valem como se fossem naturais. Por exemplo, andar em público vestido de certa forma, cumprimentar pessoas de forma “adequada”, agir com “ética” , “respeito” e assim por diante.


4. A mente testa a diferença entre o desejável, o esperado e o percebido para produzir o que o sujeito considera “verdadeiro”, “correto”, “justo”, “bom” e assim por diante, orientando as tomadas de decisão.


5. Em uma sociedade como a nossa, com excesso de informação, confiamos naquilo que nos falam ou nos escrevem sem entrar no mérito de como se chegou a essa conclusão.  Simplesmente estamos deixando de pensar de forma crítica e reflexiva. Pense nisso!


#fakenews #fake #news #notíciafalsa #notícia #falsa #percepção #relação #mente #humana #serhumano #sentido #expectativa #pessoa #grupo #social #realidade #verdade #mentira #verdadeiro #justiça #decisão #sociedade #crítica #reflexão

inte.gif