As teorias da conspiração nossas de cada dia.

Atualizado: 29 de Out de 2019

Em certa ocasião, um sujeito apressado olhou a porta do seu carro e viu que havia um furo, supostamente causado por alguém maldoso que pegou um prego ou a ponta de uma faca e torceu vigorosamente.  


No dia seguinte, levou o carro para lavagem. Não havia furo nenhum. Era apenas cocô de pombo.



1. A mente humana é criativa por natureza: inventa aquilo que percebe e atribui sentido de acordo com a expectativa de alguém, pessoa ou grupo, baseada nas experiências passadas.




2. A vida em grupo, em sociedade, necessita que a gente crie realidades juntos para podermos conviver em espaços e tempos compartilhados. Essas realidades são construídas e não dadas pela “mãe natureza”. Depois de construídas valem como se fossem naturais.

3. A mente testa a diferença entre o desejável, o esperado e o percebido para produzir o que o sujeito considera “verdadeiro”, “correto”, “justo”, “bom” e assim por diante, orientando as tomadas de decisão.

4. Confiamos naquilo que nos falam ou nos escrevem sem entrar no mérito de como se chegou a essa conclusão.  Simplesmente estamos deixando de pensar de forma crítica e reflexiva. Pense nisso!


5. Procure examinar as fontes da informação que vêm até você e a forma como essas fontes foram recolhidas. Você encontrará uma diversidade de "notícias": o que é verdadeiro ou falso?


#fakenews #fake #news #notíciafalsa #notícia #falsa #percepção #relação #mente #humana #serhumano #sentido #expectativa #pessoa #grupo #social #realidade #verdade #mentira #verdadeiro #justiça #decisão #sociedade #crítica #reflexão

inte.gif