top of page

Os códigos linguísticos podem ser tratados como códigos matemáticos.

© Sérgio Spritzer, novembro 2023


Os códigos linguísticos podem ser tratados como códigos matemáticos. Mas não nossa experiencia, seja ela física ou mental.

O estudo da NLP (Natural Processing Language) se dedica a isso e resulta nas assim chamadas inteligências artificiais. Entretanto, os códigos não são por si mesmos as experiências humanas às quais eles se referem. É muito simples, as coisas não são os modos como nós as designamos. A gente olha o menu e escolhe o prato; não nos alimentamos das palavras e sim o que elas designam; não vemos, ouvimos nem sentimos o gosto das palavras. Elas não nos alimentam a não ser metaforicamente. Quais os efeitos que os códigos linguísticos e matemáticos desencadeiam em nossas mentes? E quais os movimentos que precisamos fazer no plano físico e mental para redefinir o modo como codificamos a realidade?

Responder a estas perguntas é um caminho para viver, conhecer e compreender a vida humana..... _____________________________________________________

Quer ter acesso a este texto completo e muitos outros conteúdos em vídeos e textos? Conheça nosso clube do assinante: clique aqui para saber como.

WhatsApp
bottom of page