O Desafio da Inteligência Humana no século 21.

© Sérgio Spritzer 20221

O desafio da inteligência humana contemporânea não é simplesmente adaptar-se às ferramentas de alta complexidade e sim compreender o sentido composto entre nós pelo uso delas. Muita gente tem interesse em comprar e vender através de tecnologias, menos gente querendo aprender através dela e gente que pensa em conviver com tecnologia como se convive com um pet. Aí temos desafios de pensar o que realmente estamos fazendo.


Antes da lecto-escritura (de ler e escrever) as pessoas aprendiam observando e experimentando o quê observavam, geralmente os mais velhos.

Depois, através do que estava escrito, em ambos os casos através do que estava determinado. Mas eis que surge o pensar reflexivo e crítico com Sócrates, no ocidente.

Observação e experimentação passam a gerar hipóteses e testes de hipóteses para a busca de respostas (verdade/falsidade da hipótese).

Daí nasce o pensamento científico. Dele, vem tanto o poder de fabricar os instrumentos quanto o poder de saber o sentido do seu uso…" Participe do nosso Grupo de Pensamento Composto: - INÍCIO EM 05/04; - Encontros online semanais; - Materiais exclusivos; - Atendimento individual; - Certificado de Facilitador em Pensamento Composto. Informe-se das condições de participação pelo link abaixo, inbox ou através do e-mail contato@neurocom.com.br : https://www.neurocom.com.br/grupo-pensamento-composto

©© Copyright Neurocom Sérgio Spritzer