top of page

Introdução ao estudo da Realidade Humana: O que você não Imagina que Imagina.

Atualizado: 30 de out. de 2023

Sérgio Spritzer © 2021


"O cientista examina em laboratório um fragmento de uma coisa, um tecido ou similar. Dependendo da tecnologia ele pode ajustar seu equipamento para examinar de perto, de dentro, de muito dentro até o plano molecular, atômico e subatômico. Se estiver examinando algo de muito fora de si, também existem equipamentos para examinar de longe, de muito longe e até de outros planetas e galáxias. Ele pode examinar também tanto que precisa escolher que fragmento da galáxia pretende examinar. E o mais curioso é que ele vai usar conhecimento do universo, das coisas muito pequenas, para estudar também as coisas muito grandes: os elementos químicos formadores da matéria, as formas de energia e massa.


A presença e determinação do cientista cria resultados muito ajustados a forma como ele pesquisou. Depois será um enorme desafio ele agregar seu trabalho tão peculiar ao de outros e formar um senso comum de compreensão mútua. Combinar experiências examinadas de forma muito complexa de parte de cada um e imaginar como ela faz sentido para ambos e além deles, é um desafio análogo ao de conversar entre pessoas que são experiências ainda mais complexas que os macro e microcosmos estudados entre cientistas. Eles ficam estáticos se vistos de longe, mas apresentam uma dinâmica profundamente complexa ao ponto de não poderem ser fixados para estudo, quando observados de forma muito próxima.


Observando o nexo entre micro e macro realidades.

É essa a significação de um filme que vi há muito tempo: um jovem remando calmamente em um belo lago de águas calmas em uma paisagem lembrando um lago suíço.

__________________________________________________ Quer ter acesso a este texto completo e muitos outros conteúdos em vídeos e textos? Conheça nosso área do assinante: clique aqui para saber como.

Fale conosco através do Whatsapp
bottom of page