top of page

O que está acontecendo entre nós?

Atualizado: 30 de out. de 2023

© Sérgio Spritzer, 2021.


O que está acontecendo entre nós exclama quase em uníssono um casal em terapia. Entram em conflito por coisas aparentemente irrelevantes e sabem disso. Mas não sabem como definir nem como resolver a situação. O desafio é cada um perceber como imagina cada outro e então fazer saber um ao outro. depois representar a situação imaginada em forma comum, como se fossem com representações deles mesmos projetadas a sua frente interagindo um com o outro e verificando quais os padrões relacionais que lhes aparece em comum e quais padrões relacionais aparecem só no imaginário de um e não de outro.


Quando as pessoas passam a imaginar o que querem expressar e como o outro compreende o que expressam a relação muda. A mudança de cada um não garante a mudança da relação. Mas oferece possibilidades. Nem sempre isso resolve a demanda inicial de ambos. Mas reposiciona o que podem alcançar juntos ou não podem desde a forma como se percebem. Inicialmente as pessoas sejam elas pessoas em busca de terapia ou orientação de vida, casais, grupos e equipes, vem com demandas muito egoístas. Eu quero que eu.... Ou Eu quero que ele(a)...Ou ainda: Eu quero que eles (os colaboradores) ....

__________________________________________________ Quer ter acesso a este texto completo e muitos outros conteúdos em vídeos e textos? Conheça nosso área do assinante: clique aqui para saber como.

Fale conosco através do Whatsapp
bottom of page