top of page

O que queremos?

Atualizado: 30 de out. de 2023

Sérgio Spritzer © 2021


“O que tu queres?” perguntam-se quase ao mesmo tempo e riem disso. Aprendem como se fosse uma dança, qual é a hora de escutar, de ouvir, de ver e ser visto, de sentir e ser sentido. Com o tempo, terão a oportunidade de perceber se serão apenas amigos ou formarão um casal, com vida própria de casal capaz de arcar com uma ideia de família, talvez. O desafio de imaginarem uma vida em comum era dada por estereótipos históricos que tinham sido estabelecidos no subconsciente das diferentes culturas em cada povo. Assim era fácil escolher e tomar decisões, pois bastava seguir o que estava determinado e até prescrito. Agora não mais.


Os movimentos de interação, experimentação, geram naturalmente em descobertas e surpreendem, se redefinem, se dobram e se desdobram para resultar vínculos que se renovam para se manterem estáveis, serem infinitos em intenção, mas só eternos enquanto duram como canta o poeta Vinicius de Moraes. As relações se tornam mais plásticas e “liquidas” (Bauman), mais pós determinadas (vamos experimentar para saber) ao invés de predeterminadas (vamos saber para experimentar). O mundo contemporâneo demanda por menos explicações e mais implicações. A realidade ou realidades mudam e se transformam rapidamente.


__________________________________________________ Quer ter acesso a este texto completo e muitos outros conteúdos em vídeos e textos? Conheça nosso área do assinante: clique aqui para saber como.

Fale conosco através do Whatsapp
bottom of page