top of page

Praticando a Clínica do Imaginário.

Atualizado: 30 de out. de 2023

Sérgio Spritzer © 2021

Conheça o modelo original de abordagem do Imaginário como função.


Os pressupostos são 10:

1. Os seres vivos, por definição são compreendidos ( por nós, humanos,) como tendo alguma forma de “intenção” ou propósito inato, de preservar-se, desenvolver-se e multiplicar-se.

2. Essa “intenção” evolui, na história biológica, em uma “mente” e nela aparece a função imaginária. Ela opera nos seres vivos tanto para objetivar realidades quanto para subjetivá-las, interiorizar e exteriorizar, sendo que ambas as formas se compõem procurando manter a estabilidade e a coerência.

3. A realidade é sempre filtrada pelo Imaginário. A linguagem e a comunicação são instrumentos para compreender pessoalmente e socialmente como imaginamos a realidade, mas não são em si esse imaginário: a palavra “árvore” ou a percepção “física” da árvore não são a árvore que eu imagino.

4. O fenômeno imaginário vem de experiências vistas, ouvidas e sentidas, compostas, não redutíveis nem a estrutura da linguagem, que ajuda a operar essa realidade e nem é em si mesmo a realidade objetiva que ele representa.

__________________________________________________ Quer ter acesso a este texto completo e muitos outros conteúdos em vídeos e textos? Conheça nosso área do assinante: clique aqui para saber como.

Fale conosco através do Whatsapp
bottom of page