top of page

Qual é o futuro do trabalho em tempos de transformação digital?

Atualizado: 30 de out. de 2023





Estamos bastante atentos e preocupados com os efeitos das transformações sociais e pessoais em uma sociedade cada vez mais dependente da tecnologia.  Somos inteligentes para fazer coisas que tenham resultados práticos, mas também para sentir e dar sentido.          

Afinal o que queremos com os resultados é dar um sentido mais qualificado para nossas vidas. Resultados não têm sentido em si mesmos.  


Assim, cada vez mais vamos trabalhar no que gostamos, da forma que nos interessa e com pessoas que também nos interessam. Compraremos e venderemos o que realmente dá sentido para nós e para quem, do outro lado, encontrar sentido no que oferecemos, vendemos ou fazemos. 


Muitos se perguntam: haverá novas formas de emprego e trabalho com pessoas gerenciando máquinas cada vez mais sofisticadas e diferentes das máquinas tradicionais? O futuro será uma espécie de “Admirável Mundo Novo” (como no famoso livro de Aldous Huxley há mais de um século) onde as pessoas se dedicam ao lazer e à convivência, enquanto as máquinas sem encarregam de desenvolver esse mundo paradisíaco, inclusive "melhorando" a nossa própria genética? Essa condição está longe de ser nova.  Os cidadãos gregos da antiguidade iam as praças refletir sobre a vida na polis, enquanto seus escravos cuidavam do trabalho sujo e repetitivo, e a as mulheres da criação dos filhos. 


__________________________________________________ Quer ter acesso a este texto completo e muitos outros conteúdos em vídeos e textos? Conheça nosso área do assinante: clique aqui para saber como.

WhatsApp
bottom of page