Sucesso é fazer acontecer juntos
Atualizado: 29 de Out de 2019
Em qualquer experiência da vida existem campos de interesse. Um campo é aquilo que só interessa a você, outro campo é o que só interessa ao outro e um terceiro campo é o que interessa a ambos com relação a uma terceira pessoa ou grupo delas. Nem tudo interessa a todos. O desafio é compreender as bordas limites e territórios em comum entre diferentes interesses ao nos relacionarmos com outros.
A zona mais densa entre as esferas representa a composição entre a experiência do eu com a do outro, constituindo a experiência em comum.
O senso comum é mais inteligente do que o senso individual. Por mais inteligente que seja a sua ideia, ela não pode ser evidente, a menos que pratique e tanto você como outros percebam como ela é interessante. Quanto mais pessoas praticarem a sua ideia e perceberem efeitos interessantes, mais “real” ela se torna. O que há em comum entre os diferentes resultados e efeitos da utilização da sua ideia já não é mais a sua ideia e sim a composição dela com a de outros. A da sua experiência com a de outros.
Possivelmente feito dessa forma composta, o resultado seja muito mais inteligente que a sua ideia inicial, pois oferece muito mais possibilidades do que você sozinho seria capaz de imaginar.
Talvez você se sinta como se os outros tivessem roubando a sua ideia. Essa impressão é usual na sociedade individualista na qual vivemos. Nela, a autoria e a responsabilidade são sempre individuais. Sempre tem um responsável e a ideia de uma responsabilidade coletiva é muito vaga.
Não é difícil verificar como a inteligência composta de maneira coletiva rende muito mais com muito menos que a soma das inteligências individuais controladas por uma inteligência superior.
Ofereça a sua ideia à apreciação de outras pessoas pensando na mesma direção e será quase inevitável que elas irão compor para melhor e alavancar para bem mais longe o que está pretendendo desenvolver. Você com certeza encontrará pessoas querendo copiar suas ideias e usá-las para sua autopromoção, ou outras querendo que você não apareça com elas e sim eles com as ideias deles.
Um clima de alta interatividade e confiança recíproca é novo e inovador.
Sem ele ficamos como na metáfora do balde cheio de caranguejos: quando um quer sair para fora vem o outro e puxa para dentro. Ninguém entre e ninguém sai. O sistema relacional se fecha em si mesmo e ninguém ganha nada com isso. Ao contrário, todos ao fim acabam se auto-destruindo.

#sucesso #fazer #juntos #compor #ideias #experiência #inteligência #senso #indivíduo #prática #efeito #real #realidade #resultados #possibilidades #autopromoção #impressão #coletivo #direção #reciprocidade #confiança #inovação