Sucesso é mudar juntos

Atualizado: 29 de Out de 2019

Uma andorinha sozinha não faz verão. (*ditado popular)

Mesmo que alguém mudasse individualmente para melhor, isso não terá um efeito duradouro em ambientes coletivamente resistentes em acolher e ampliar essa mudança.

A cultura individualista faz as pessoas acreditarem que tomam decisões isoladamente, e não juntas. Se dá certo ou errado seria a causa e consequência de decisões lineares tomadas individualmente.


O universo relacional tem passado, presente e futuro e é tramado em uma rede relacional a qual cada um pertence, querendo ou não. Nele, temos, aí sim, liberdade em decidir de uma forma responsável quando tomamos uma posição conhecendo qual é a nossa situação no aqui e agora tendo em conta o aqui e agora de outros com os quais nos relacionamentos. Por exemplo a pergunta: qual é a importância da minha tomada de decisão nesse momento em relação a todos os momentos da minha vida inteira? E da minha vida inteira com os outros?

O que queremos individualmente, em um certo momento, está subordinado e ordenado ao que queremos juntos. Ao contrário da crença no sucesso baseado no emprenho individual superando a de outros e vencendo uma espécie de disputa para ver quem é o melhor, (“meritocracia” de uns em detrimento da suposta falta de meritocracia de outros), é da sinergia das competências que nasce o sucesso. 


Não somos fragmentos em luta para vencer, e sim elementos de um todo inteligente muito maior do que cada um de nós.

#sucesso #mudança #mudar #juntos #paradigma #cultura #indivíduo #redes #relacionamento #sustentabilidade #coletiva #realidade #real #ambiente #organização #interatividade #relacional #inovação #progresso #movimento

inte.gif