top of page

Uma democracia digital é possível?

Uma democracia digital é possível?


“A democracia virtual é mais comumente compreendida em sua interface relativa à interação entre sistema político e cidadãos, seja por meio da participação direta, seja pelo estímulo à realização de debates entre o governo e a população através da internet."*


A era das inteligências artificiais pode ajudar, mas só se a comunidade estiver madura para lidar com elas. Já imaginaram sistemas de governança coletiva com a possibilidade de fazer muito mais com muito menos gente, burocracia e ideologias mal resolvidas, sem pé nem cabeça?


Antagonizar não constrói uma vida melhor para ninguém.


Já pensaram em um sistema parlamentarista de alto desempenho mediado por IAs? Um sistema sem patrão nem empregados, no qual a tomada de decisão é faculdade (não desviada nem obstruída) por sistemas lógicos, capazes de serem alterados pela comunidade no momento em que ele não se mostra útil.


Tal como o mapa, só é útil quando serve para agir no território e ele mudar quando não prestar mais para isso, o sistema de governança com alta tecnologia seria plástico, mutável, adotado e mantido tão somente enquanto oferece os resultados e efeitos esperados. Se não mudamos.


Entre para nosso Clube do Assinante e garanta acesso a:

- Textos e vídeos exclusivos.

- Grátis um dos livros da biblioteca escrita pelo do Dr. Sérgio Spritzer.

- Novos conteúdos semanalmente.

- Uma vídeo interação (via Zoom) mensal com o Dr. Sérgio Spritzer.

- Descontos em cursos, oficinas, consultorias, livros e ebooks.




*Fonte: Wikepedia


Comments


Fale conosco através do Whatsapp
bottom of page