Você não aprende a se relacionar por treinamentos

Atualizado: 4 de Fev de 2020


Relações humanas não podem ser aprendidas por treinamentos, pois não são estritamente mecânicas e sim de outra natureza, simbólica. Sistemas mecânicos fazem sem saber o sentido do que fazem. Nós, seres humanos, funcionamos em pelo menos três níveis: automático, emocional e voluntário. Só o voluntário é que lida com significados e sentidos.


Pessoas costumam ser treinadas para usar um equipamento ou tecnologias, mas não existem treinamentos (com ações mecânicas e repetitivas) para ensinar pessoas a decidirem o que lhes importa ou não, o que desejam ou não, o que esperam ou não. É baseando-se em desejos e motivações que elas constroem novas possibilidades. 


Em sistemas humanos (simbolicamente orientados), o funcionamento só mecânico e automático (sem evidência de sentido) é um sinal de transtorno. Compor ideias é fazer sentido juntos, fazendo juntos.


Procure expressar suas ideias seguindo a seguinte sequência: imagine o que pretende expressar, sinta e perceba como vai expressar-se e então faça isso acontecer. Ao compreender, perceba o que vem como se apresenta. Então imagine o que isso significa para quem expressa. Depois, o que significa para você e por fim para ambos.


Quando isso acontece é bem possível que essa sequência não esteja sendo respeitada. Por exemplo, na ânsia de “explicar” você não expressa o que tem em mente (imaginação), nem como percebe. É o caso do exemplo acima descrito.


Na comunicação em grupos vale a mesma premissa: ouvir, ver e sentir atentamente sem interromper-se com perguntas e comentários; nem interromper os outros. A menos que seja para saber melhor o que ele está querendo expressar. Quando ele tiver concluído, conforme o caso, pode ser interessante você expressar do seu modo e com as suas palavras como compreendeu. Depois vira o turno. É a hora de o outro lhe receber da mesma forma.

Isso se aprende na “escola” da convivência, nas relações humanas.

#relações #humanas #treinamento #pessoas #tecnologia #possibilidades #emoção #intelectual #compor #ideias #comum #percepção #imaginação #expressão #sentido #comunicação #palavras #vida #interação

©© Copyright Neurocom Sérgio Spritzer

PENSAMENTO COMPOSTO

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Instagram
  • YouTube
  • Grey Spotify Ícone
  • Facebook
  • Twitter

FORMAS DE
ATENDIMENTO

CONTEÚDOS

CONTATO

Nome: Sérgio Spritzer | CPF: 199.915.250-68| Endereço: Rua Dona Laura, 207 - Rio Branco - Porto Alegre/RS 

Tempo Estimado de Entrega: 10 dias  | Os valores e prazos de entrega podem variar de acordo com a sua região | Contato: (51) 99966-2069/contato@psiconeurocom.com.br

inte.gif