top of page

Você não aprende a se relacionar por treinamentos

Atualizado: 30 de out. de 2023


Relações humanas não podem ser aprendidas por treinamentos, pois não são estritamente mecânicas e sim de outra natureza, simbólica. Sistemas mecânicos fazem sem saber o sentido do que fazem. Nós, seres humanos, funcionamos em pelo menos três níveis: automático, emocional e voluntário. Só o voluntário é que lida com significados e sentidos.


Pessoas costumam ser treinadas para usar um equipamento ou tecnologias, mas não existem treinamentos (com ações mecânicas e repetitivas) para ensinar pessoas a decidirem o que lhes importa ou não, o que desejam ou não, o que esperam ou não. É baseando-se em desejos e motivações que elas constroem novas possibilidades. 


Em sistemas humanos (simbolicamente orientados), o funcionamento só mecânico e automático (sem evidência de sentido) é um sinal de transtorno. Compor ideias é fazer sentido juntos, fazendo juntos.


Procure expressar suas ideias seguindo a seguinte sequência: imagine o que pretende expressar, sinta e perceba como vai expressar-se e então faça isso acontecer. Ao compreender, perceba o que vem como se apresenta. Então imagine o que isso significa para quem expressa. Depois, o que significa para você e por fim para ambos.


__________________________________________________ Quer ter acesso a este texto completo e muitos outros conteúdos em vídeos e textos? Conheça nosso área do assinante: clique aqui para saber como.

Fale conosco através do Whatsapp
bottom of page