top of page

Gestão interativa de vida pessoal, times e organizações

Curso

Coordenador: Dr. Sergio Spritzer (veja currículo)

Propósito:

A vontade humana, via imaginação, examina, cria, testa e constrói novas realidades. Todas as grandes descobertas humanas foram consequência da curiosidade e vontade aplicada sobre algo. O pensamento ativo está na base da definição de problemas e soluções e na preparação para a vida pessoal e coletiva.

imageedit_8_5793107891.gif

Para quem serve?
 

Pessoas motivadas têm pensamento ativo. Ele é a condição fundamental para pessoas, equipes e organizações entrarem em coerência e sinergia rapidamente, definindo e resolvendo problemas.

Por que fazer um curso de Pensamento Ativo?

Em um cenário onde a iniciativa relacional e o engajamento são essenciais, usar ativa e interativamente as mais poderosas práticas de comunicação efetiva, é fundamental para o sucesso.

Através da metodologia “Pensamento Ativo”, podemos simular ambientes mentais que podem ser vistos, ouvidos e sentidos, de modo que as percepções e competências individuais e coletivas ficam bem mais evidentes e acessíveis, para a colaboração e o aprendizado criativo e de consenso.

Temos projetos para times e organizações, informe-se sobre através do e-mail contato@neurocom.com.br

Adquirir o curso:

Conteúdo:
- Textos exclusivos;
- Cerca de 4h de conteúdos em vídeo (por módulo);
- Encontros online a cada 10 dias (30 à 40 minutos, para temas relacionados ao conteúdo do módulo (3 encontros por módulo));

- Exercícios;
- Certificado de conclusão;

Inscreva-se para saber mais

Passo a Passo

1. Exame Ativo da Realidade:
 

O exame não dirigido da realidade, movido pela vontade de saber dela, usando com maestria a capacidade de ver, ouvir e sentir, vai progressivamente criando novas sensopercepções, qualificando ass existentes e identificando situações problema e soluções que não apareciam.

 

2. O Pensamento Ativo cria cenários, testa, prova ou refuta e então, aplica.:

a) Examinando a configuração do “tabuleiro” relacional humano colocar em evidência às visões, sentido de missão, posturas e atitudes individuais rumo a uma composição de valor maior, de conjunto, como um time.
b) Sendo o jogo de ganha-ganha, o reconhecimento acontece pela maior ou menor competência em promover o pensamento composto, sinérgico voltado para resultado e efeito mais relevantes. É essa a noção de liderança em ambientes pensantes.

 

3. Impacto Esperado:

 

a) Engajamento elevado dos participantes, impulsionado pelo formato de jogo interativo.

b) Desenvolvimento acelerado de habilidades de percepção e colaboração.

c) Transferência rápida dos aprendizados do cenário mental para situações reais.

Perguntas e Respostas:

1. A metodologia funciona para identificar e resolver problemas internos ou só externos?

As dimensões internas e externas ao problema são definidas durante a interação. Um problema atribuído a uma pessoa pode ser melhor percebido como uma dinâmica em grupo de interações. Nele examinamos as intenções e as formas de representação delas. 
O campo interno  de cada pessoa ou grupo tem uma pluralidade de modos de se pensar, perceber, sentir e se colocar, precisando usar uma metodologia relacional para definir posições perante si mesmo e perante outros.

 

2. Todas as pessoas implicadas na situação problema precisam estar fisicamente presentes para que o resultado apareça? 

Note que estamos lidando com representações mentais da realidade. Quem tiver uma compreensão melhor definida da realidade e usar as ferramentas de comunicação humana efetiva terá a maior chance de liderar às tendências do grupo, mesmo que não esteja formalmente na posição de líder ou chefe. Se você compreender melhor a situação problema que seu chefe e tem competência relacional para mostrar como ambos podem alcançar um resultado ganha-ganha, isso vai se tornar  uma realidade auto-evidente para todos,  com o tempo. 

3. É possível alcançar as minhas mudanças assistindo as demonstrações em outras pessoas? 

Depende do seu grau de engajamento. Assistir sem imaginar para si mesmo o que se passa, não faz diferença. Por outro lado, mergulhado na situação dos outros, sua mente e corpo estão aprendendo como se estivesse vivenciando desde o lugar deles. Movidos pelo interesse e vontade de saber sobre os outros, nós aprendemos como somos.

Inscreva-se

 Obrigado(a) pela resposta! 

Fale conosco através do Whatsapp
bottom of page